Disciplinas


EIXOS NARRATIVOS DO PENTATEUCO
n  UM TEXTO ABERTO 
n  TEM UM OBJETIVO QUERIGMÁTICO
n  GRANDE NARRATIVA QUE TEM UMA ESTRUTURA QUE PROPÕE UMA MENSAGEM CONCRETA E CONTEXTUAL
n  FORMA E SENTIDO ESTÃO ENTRELAÇADOS NO PENTATEUCO – constituição progressiva
n   TODOS OS FRAGMENTOS FORAM REUTILIZADOS PARA CONSTRUIR UMA NOVA OBRA


PENTATEUCO               ESTRUTURA E TEOLOGIA
Síntese do texto de José Severino CROATTO – Ribla 23

Chaves de leitura
n  GRANDE CAMINHADA: CONTÍNUO MOVIMENTO (Gn 3 até Dt 34)
n  DESINSTALAÇÃO E MIGRAÇÃO – Gn 12,1b “sai para a terra que te mostrarei”
n  PROMESSAS DE TERRA, POVO E BÊNÇÂOS NÃO CUMPRIDAS – narração continuada com uma proposta querigmática em situação de perda da terra para os impérios babilônicos e persas.
Eixo semântico
n  TEMA DA PROMESSA (terra, povo e bênção) A narração no Pentateuco inicia em Gn 12,1 com a promessa ao abrehem (pai de ventres) de Israel “sai da tua terra e vai para a terra que te mostrarei” . O itinerário seguido por Abraão é o que deve ser iniciado por eles (exilados) agora. Na narração a promessa mobiliza em direção ao seu cumprimento em longa caminhada cheia de percalsos e dificuldades.
n  GARANTIA DE CUMPRIMENTO DA PROMESSA E DA BÊNÇÃO – Em Gn 1 há oito “Deus disse” e “assim se fez” que se repetem em Ex 25 – 31 no SINAI com Moisés onde são executadas as ordens por Javé.
n  SINAI – lugar do deserto, arquetípico nos mitos de origens das instituições de Israel (Ex 19)
n  BÊNÇÃO de Moisés (Ex 39,43) imita a bênção de Deus em Gn 1, 22.28
n  MODELO DE PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA – antes e depois como modelo sumério e mesopotâmico, serve de modelo para a estruturação total da obra do Pentatêuco: ‘elleh toledot  “esta é a história de...” intercalada em lugares precisos na narrativa (Nm 3,1): Saída do Egito (Ex 12,37) até o deserto do SINAI, passando por Rafidim (Ex 19,2) e partindo do Sinai (Nm 10,12) até as estepes de MOAB onde permanecem.
n  EGITO E SINAI são a centralidade narrativa e temática no Pentatêuco (Dt 26 e 6 – credos) no contexto exílico e pós-exílico, onde a desinstalação e a esperança de promessas cumpridas são realidades marcantes. Mostra que as instituições que regulam a vida estão sempre assentadas na memória da opressão/libertação do Egito (impérios e reis).
n  ESTATUTO essencial de Israel, entronca suas instituições na primordialidade da criação e das origens;
n  PROMESSAS AINDA NÃO CUMPRIDAS projeta o texto para o futuro e o deixa aberto no sentido;
n  Como TEXTO ABERTO, cada destinatário põe-se no lugar dos que estão a caminho e podem recriar sua esperança e libertação;
n  OBRA QUERIGMÁTICA anima-nos a chegar à posse da terra e bênçãos

Professora - Haidi

Nenhum comentário:

Postar um comentário